31.1.21

Retro-retrocomputing

Assim como o Fusca tem seus fãs tantos anos depois de sair de linha, o Apple II também tem seu séquito, que faz jogos e podcasts.

Departamento de Aquisições









30.1.21

Burguesia e moralidade

Para se destacar tanto da aristocracia quanto dos mais pobres, a classe média européia resolveu tormar para si o papel de determinar a moralidade reinante, num movimento parecido com a classe média atual.

O escritório do futuro

Uma história do escritório, disfarçada das possibilidades para dessas aglomerações depois da pandemia.

Quadrinhos de Sexta Sábado - Dia do Quadrinho Nacional

Hoje é Dia do Quadrinho Nacional (em homenagem à publicação do primeiro quadrinho brasileiro), então vão duas dicas para você. A primeira a nova versão do Catálogo HQ Brasil, com uma seleção das cem obras mais relevantes produzidas na década passada. A outra dica é que a Editora Guará está com seus títulos digitais de graça hoje.

28.1.21

Jogando na bolsa

If you want it in a sentence, I guess it goes something like this: The GameStop saga is a ludicrous stock mania born of pandemic boredom and FOMO, piggybacking off of a clever Reddit revenge plot, which targeted hedge funds, who made a reckless bet on a struggling retailer—and it’s going to end with lots of people losing incredible amounts of money.

Got that? Maybe not. So let’s start at the beginning.

Idéias a se considerar

Algum textos publicados na imprensa americana têm suas versões publiadas aqui com algum atraso - normalmente sobre "tendências". Outros, com reflexões importantes, nunca saem em versão brasileira. Exemplos são esses sobre desradicalizar a polícia e sobre a "ética da retaliação total".

O Bernie de 20 mil dólares

Das muitas versões do meme do Bernie Sanders, a mais legal é a amigurumi - e ela foi vendida por mais de US$20 mil.

26.1.21

Olhaí os pênis do campo

Com suas bolinhas e pênis múltiplos, Yayoi Kusama atrai milhares de pessoas para suas mostras. Sua arte é cheia de elementos da Pop Art, possivelmente roubados por outros artistas.

E o Fotolog Instagram da semana é...

Retroscifiart: Visões de futuros imaginados em outros tempos.

Aranhas voadoras

Além de todos os poderes sinistros que os aracnideos usam para aterrorizar a humanidade, há aranhas capazes de voar por centenas de quilômetros! Tenha medo.

25.1.21

Bat-político

A terceira pessoa na linha sucessória da presidência americana é um fã do Batman que já apareceu em cinco filmes do personagem e enfrentou o Coringa.

Feliz aniversário, São Paulo!

Nesse aniversário da cidade, uma seleção de clipes e filmes gravados por aqui para você se distrair das novas restrições em São Paulo.

24.1.21

Larry King (1933 - 2021)

Depois de entrevistar umas 50 mil pessoas, o entrevistador americano Larry King morreu. Longe de ser um entrevistador linha dura, King preferia falar de amenidades. A causa da morte não foi divulgada, mas ele tinha recebido tratamento para covid-19 há algumas semanas.

Ressocialização pós-pandemia

Depois de vacinado, vem a parte difícil: a ressocialização. Acho que vou faltar nessa aula também.

"Menos liberdade de expressão, por favor!"

We thus arrive at a troubling impasse. At one extreme, the champions of free speech embrace the ultralibertarian view that every limit on expression, no matter how benign, is a fatal step toward tyranny. At the other, the custodians of public virtue deploy star-chamber methods to enforce an ideology, congealed from political correctness, that grows ever more invasive, intolerant, and inhuman. Both extremes have forgotten that every society in history has limited speech in some way, yet some have remained freer than others. To refresh their memories, I offer here a list of five time-honored modes of limiting speech:

23.1.21

Quadrinhos africanos

A animação e os quadrinhos africanos têm buscado público fora do continente.

Aprendizes perpétuos

Embora reciclagem constante esteja uma exigência do mercado de trabalho e existam milhares de cursos sobre todo assunto possível, há algo de risível em ver um adulto aprendendo algo novo. A perda de neuroplaticidade é uma das dsculpas que usamos para não nos sujeitarmos a ser um iniciante de novo.

22.1.21

Quadrinhos de Sexta

Nat Powell (Swallow Me Whole) relembra seu encontro com um cosplayer nazista em Pecking Order.

Descarga abaixo

Pesquisadores estão explorando os dados fornecidos pelos esgotos para detectar e prever surtos de doenças.

Dinheiro vaporware

Algumas considerações sobre a Bitcoin e outras criptomoedas e sua relação com a economia real.

A voz estridente das ruas

Há muito tempo os filosofos e cientistas politicos se preocupam com o que acontece quando o poder do povo se desvirtua - uma situação que tem seus pontos em comum com populismos de todos os tipos.

21.1.21

Luciano Huck

Depois que examinaram o app do Ministerio da Saúde e perceberam que era o lixo, tiraram do ar. Mas esquecem que tudo fica arquivado em algum lugar.

Quadrinho do Dia: Rubik

Rubik é o vigésimao segundo número da série Ugritos - em que autores nacionais de quadrinhos fazem uma história em dezesseis páginas em gormato A5. Escrita e desenhado por Felipe Portugal, Rubik conta uma história de horror psicológico e teoria dos quadrinhos. Gostei bastante, embora ache que mais páginas talvez tivessem feito bem, mas com certeza o mistério não ficaria tão misterioso.

Departamento de aquisições



20.1.21

Como deve ser

Em Los Angeles, um Mandalorian tem rodado pela cidade com o Baby Yoda. Quero um em São Paulo agora!

Homenzinhos vermelhos

As relações entre o pensamento socialista e a ficção especulativa não foram em mão única: a literatura de ficção científica construiu mundos além do alcance do capital.

Quadrinho do Dia

Tentado um experimento: ler e escrever umas linhas sobre uma história em quadrinhos por dia - web, papel, scan. A de hoje é minha releitura de Batman: Ano 100, roteiro e arte de Paul Pope.

A história imgina um Batman no ano de 2039, quando o personagem fará cem anos. É aquela coisa de um mundo meio cyberpunk onde privacidade não existe e panótico e tal. Em contraponto à alta tecnologia, o Batman desse futuro é mais primitivo em seus métodos e mais misterioso: a história não gasta tempo em esclarecer suas motivações, passado ou identidade. A arte de Pope é o ponto alto - sou fã confesso. O roteiro é mais bobo do que eu me lembravaá um ranço libertário que é incômodo, mas fácil de ignorar.

19.1.21

E o Fotolog Instagram da semana é...

Lendo as Cidades Invisíveis, onde os participantes lêem trechos de As Cidades Invisíveis, livro de Italo Calvino.

C19: Você não precisa se preocupar

Apesar da cláusula de isenção de responsabilidade, não há motivo para desconfiança quanto às vacinas. Até porque a possibilidade de não ter vacina para tomarmos não é desprezível.

Você é difícil?

Porque eu não sou! Segundo esse teste, eu fico em 33,75% de chatice. Sim, também me surpreendi.

18.1.21

Capitalismo e a classe criativa

Contemporary critics often attribute this downward spiral to the rise of exploitative tech platforms: Musicians can release an album on Bandcamp, but they’re still broke; documentarians can distribute their film online, but people can easily watch for free; journalists can blog until their fingers fall off, and never see a cent. Other critics fault the creative people themselves for embracing an “Andy Warhol cynicism” that emptied art of meaning. The proposed solutions, it follows, lie narrowly in tweaking the way we buy and sell art: Maybe copyright reform would restore a bit of the revenue from royalties, or maybe artists should act more like entrepreneurs, hustling until they find their way into a profitable niche. Some of these measures might help individual writers or performers. Less clear is how they would reinvigorate the larger ecosystem that encompasses the editors and staff writers at newspapers and magazines, the scenic painters on television sets, the assistants in an artist’s studio.

Departamento de Aquisições - Começando 2021























16.1.21

Al fresco

Para quem está procurando o que fazer na rua - mas também nao quer estarrar - algumas dicas de lugares para comer ao ar livre em São Paulo, reunidos pelo A Vida no Centro.

O melhor de 2019

As votações para o Troféu Ângelo Agostini está aberta até dia 31 de janeiro. Vote nos seus qudrinhos preferidos - do ano de 2019, porque pandemia.

Revolução na sua cozinha

36 coisas que você possivelmente faz errado na cozinha. Não todas, com certeza - aí já seria ser muito prego.

15.1.21

Quadrinhos de Sexta

Man of Tomorrow marca o returno de Mark Waid â DC e - com um pouco de sorte - a um titulo do Super-Homem.

Dormindo no emprego

A pandemia mandou todo mundo trabalhar em casa. E na falta de espaços adequados, as camas viraram escrivaninhas.

14.1.21

As commodities puxam o Brasil?

Com a recuperação simultânea de diversas economias, o preço das commodities apresenta tendência de aumento. O que pode melhorar a economia aqui da roça - se as políticas do atual governo não causarem boicotes.

13.1.21

Julie Strain (1962 - 2021)

Conhecida por seus filmes B, a scream queen Julie Strain morreu. Ela serviu de modelo e inspiração para a heroína homônima no filme Heavy Metal 2000, além de diversas ilustrações de fantasia e ficção científica. Strain sofria de demência provocada pela mesma queda de cavalo que apagou sua memória pregressa.

11.1.21

Regras de engajamento

Na tradição filosófica indina Nyāya, nem todo debate era digno de acontecer. Além de buscar pela verdade, outros critérios eram considerados - da capacidade do debatedor ao ânimo do opositor.

Nem ao mar, nem à terra

Admito que a situação não é fácil para nenhum dos envolvidos, mas capricharam nas cores ao contar a história de uma mãe e seus dois filhos com insuficiência renal. Acho interessante como em países onde é possível receber um rim de qualquer uma as matérias sempre focam nos prejuízos e no risco à vida. Enquanto isso, os textos brasileiros frisam a segurança em passar anos em hemodiálise.

9.1.21

#1984ishere

Imagino que o público (ra-rá!) deste blog não deve mencionar Orwell quando fala da censura a Trump, mas lê-lo ou relê-lo não faz mal. Antes disso, um rápido resumo.

8.1.21

Quadrinhos de Sexta

Giving Thanks in 2020 foi escrita por Eleanor Davis para publicação no Dia de Ação de Graças, mas também serve para a espiritualidade exaltada de dezembro-janeiro. Outras histórias da autora estão disponíveis.

7.1.21

6.1.21

Nem tão imbecis burros

Adrian Tomine conversa sobre seu último livro com a Paris Review, o genial A Solidão de um Quadrinho Sem Fim.

Cancelamentos

Assustadora para pessoas mais ou menos comum e inconsequentes em causar qualquer mudança, a cultura do cancelamento tem tons fortes de uma moral religiosa ao mesmo tempo que de uma cultura de consumo.

Melhores de vários anos

Acho que não li nenhum livro lançado em 2020, portanto as listas de melhores do ano pouco - ou nada - me dizem. Que tal a lista com as listas de melhores livros do ano dos últimos dezesseis anos?

5.1.21

Um outro jeito de pensar o Capitalismo

Fortunately, there exists a body of thought that can explain the current upheavals in the West and the world very well. It is James Burnham’s theory of the managerial revolution, supplemented by the economic sociology of John Kenneth Galbraith. Burnham’s thought has recently enjoyed a revival among thinkers of the center and center-right, including Matthew Continetti, Daniel McCarthy, and Julius Krein. Unfortunately, Galbraith’s sociology, along with his economics, remains out of fashion.

Piratas do espaço

Nem tudo nas missões espaciais é autorizado e uma muamba sempre rola. Que pode ser comida, álcool ou parte dos restos do engenheiro da Enterprise.

Mônica contra o Dragão da Inflação

Há algumas semanas, rolou uma discussão sobre os preços dos quadrinhos inspirada em um post no blog da Companhia das Letras. Entre muitas lembranças que certamente estão distorcidas, alguém sugeriu um que alguém fizesse uma comparação histórica dos preços de um quadrinho há muito publicado - Mônica, digamos. E alguém foi lá e fez. Sim, falta comparação com outros ítens para contextualizar os valores comparativamente, mas os dados estão aí.

Mérito dos cientistas, vergonha para o Brasil

Uma esquisa feita pela Universidade de Stanford encontrou apenas seiscentos (0.37%) cientistas brasileiros entre os quase 160 mil mais influentes do mundo. Fruto do desprezo do país pela educação e pesquisa científica e dos esforços individuais dos escolhidos. , Entre os 159.683 mais influentes do mundo,

E o Fotolog Instagram da semana é...

The Beast Peddler: loja de bichos de pelúcia estranhos. Numa pegada mais fofa, temos a Sopa de Príncipe.

4.1.21

2020: O Ano que não foi

O ano passado cancelou diversos eventos, e devemos ter edições 2020 durante alguns anos. Por outro lado, o ano também deixou buracos na memória - que vão ser percebidos ou ignorados no futuro.

Mas falar pra quê?

Como falar com um ente querido que acredita em teorias da conspiração? Eu não sigo nenhuma dessas dicas, na real. Quando me sinto obrigado por motivos genéticos-aetivos, manifesto minha vontade de não tocarmos mais naquele assunto.

3.1.21

Ano novo, casa limpa

Dicas para manter a casa (mais) limpa em 2021. Para ser usado em janeiro e fevereiro, abandonado em março.

Textões

A New Yorker selecionou as vinte e cinco melhores matérias de 2020 (as mais lidas antes de assinarem a revista). A Wired escolheu trinta e tantos dos seus long reads publicados no ano passado para apresentar de novo. Nas duas listas, muito C-19. (Bateu no paywall, é só limpar o histórico.>

Feliz 2021!

The Great Gatsby e Mrs. Dalloway são duas das muitas obras que entraram no domínio público na virada do ano. Confira a lista completa.